http://www.altenburg.com.br/blog/tag/aprendizado/
Acesso em 26/05/14
O
que é o Autismo?
O Autismo é um transtorno do
desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista), onde a
criança apresenta alterações significativas na comunicação, na interação social
e no comportamento. Essas alterações aparecem antes
dos 03 anos de idade, mas em alguns casos são perceptíveis já nos primeiros
meses de vida.
Os
autistas são crianças que modificam seu comportamento quando algo é mudado em
sua rotina, por isso necessitam ter segurança na sua vida diária. Para
auxiliá-lo nessa necessidade, podemos proporcionar a antecipação dos eventos no
seu dia a dia, planejando uma rotina que deve ser clara e definida para
proporcionar-lhe previsibilidade,intimidade,
autonomia e tranquilidade, minimizando a ansiedade da criança nos
contextos em que está inserida. De acordo com Belisário Filho (2010) “Quanto mais cedo a
criança com TGD puder antecipar o que acontece diariamente na escola, mais
familiar e possível de ser reconhecida se tornará para ela a vivência escolar...”
Por serem aprendizes visuais
a programação visual do seu cotidiano pode ser de grande utilidade para as
crianças autistas, principalmente para as mais jovens,para aqueles que tem a
fala comprometida ou ausência da fala,pois a rotina permite estabelecer a associação entre a atividade e o
símbolo facilitando tanto a comunicação quanto à compreensão.
A Rotina é um instrumento que
demanda uma sequência de ações ou atividades cuja a função é
antecipar os acontecimentos do dia a dia de maneira organizada
possibilitando autonomia e segurança para a criança autista. Deve ser elaborada
de acordo com as suas necessidades /e ou
interesses.
No espaço escolar, um quadro com a rotina
é essencial para o trabalho com alunos
autistas. Ela vai nortear todas as ações dentro da escola, contribuindo para
antecipar as atividades diárias, ampliando a comunicação e estimulando a interação do aluno com seus
pares, visto que os benefícios serão
compartilhados com todos, especialmente por alunos com idade da educação
infantil e das primeiras séries do ensino fundamental. Podemos utilizar um
quadro de rotina para os espaços do contexto escolar onde as
atividades forem realizadas: sala comum, no Atendimento Educacional
Especializado- AEE, biblioteca, sala de informática e outros.
Sem a Rotina, a adaptação
do autista é difícil e demorada. As imagens devem ser feitas do ambiente em que o
autista transita e das pessoas com quem ele convive, evitando que o mesmo se desestabilize quando
ocorrerem mudanças na sua rotina.
Isso os
deixa menos ansiosos, mais participativos, os impulsiona a
comentarem entre si as regras e o momento certo de fazer as tarefas, e o
professor acaba por trabalhar regras e limites, promovendo a participação de
todas as crianças.
Para o
autista, a Rotina garante saber o que vem depois, estimula aprender a esperar, aumentando a
atenção e concentração, promovendo a organização do seu cotidiano.
Exemplo:
Entrada- Oração- Atividade - Higiene - Lanche - Recreio - Jogos - Saída.
Rotina Diária
Para a confecção da Rotina, podem ser
usados cartões com figuras plastificados
indicando as atividades fixados no mesmo local todos os dias. O aluno também
pode ter uma cópia na sua carteira. A Rotina pode ser levado para casa para que os pais saibam o que aconteceu na
escola, estimulando também a conversa
com o filho sobre os acontecimentos na escola.
O quadro de
rotina também pode ser confeccionado em formato de relógio onde a organização obedeça a sequência das atividades de forma que o aluno associe a realização das atividades à ideia de tempo.
O recurso pode ser confeccionado com papel cartão colorido e com as imagens que
representem os eventos do dia.
Quadro de Rotina
http://www.blogger.com/profile/03986638397615942956
Acesso em 25/05/14
Desenhando a Rotina
As Rotinas
podem ser elaboradas também com desenhos da criança fazendo as atividades ou
figuras que representem as mesmas, pois estamos visualmente falando.
Chegando à escola
Interagindo com
seus pares
Compartilhando atividades
Hora da Higiene
Organizando a sala
Acesso 22/05/14
Fotografando a Rotina
Também pode ser feita uma Rotina com fotos onde
tenha a demonstração das atividades na ordem que serão realizadas até o término
do período escolar.
Acesso em 25/05/14
REFERÊNCIA
BELISIÁRIO FILHO, J. F.; CUNHA, P. Coletânea
UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 9: Transtornos
Globais do Desenvolvimento.
FONTE:
http://babaluespecial.blogspot.com.br/2013/01/rotina-com-cartoes-para-autista.html.
Acesso 22/05/14
Rotina... Algo tão simples, mas para as crianças com autismo, é algo de muita importância para sua autonomia diária.
ResponderExcluirNos exemplos que você selecionou, a partir de recursos e estratégias em baixa tecnologia, podemos perceber que é fácil e viável a confecção desses materiais. Sem mencionar os benefícios da utilização destes para esses indivíduos.
Isso mesmo! Buscamos recursos que podem ser produzidos com o mínimo de custo, mas que proporcionam grandes avanços aos alunos com TEA!
ExcluirOlá Telma! sua atividade está muito bem elaborada, uma vez que você dar várias dicas para que o professor possa desenvolver um excelente trabalho com aluno que tem autismo, esses quadros de rotinas ajudam e muito os alunos, todavia é fácil produzir esses materiais, com isso cada docente pode confeccionar.
ResponderExcluirMuito didática sua atividade no Blog, achei de grande valia esta atividade para alunos Autistas que tem sua rotina trabalhada. Isso auxilia no dia a dia dessas crianças!!!!!
ResponderExcluirParabéns Telma, você destacou muito bem e com riqueza de detalhes a importância da rotina na vida de uma criança com autismo para sua organização mental. A rotina é importante para a vida social e escolar de qualquer pessoa, mas para as pessoas com autismo ela é, na maioria das vezes, extremamente necessária.
ResponderExcluirAdorei Telma!!
ResponderExcluirObrigada Andrea!!!
ExcluirParabéns pelas informações +Telma Andrade de Vasconcelos. Eu tenho um neto que ele tem Espectro Autista, mas, a vida dele é normal, exceto quando tentamos tirá-lo de sua rotina, ou seja, mudando as atividades de vida diária, isso faz com ele se torne agitado, nervoso e passe a gritar muito.
ResponderExcluirDescobrimos que a melhor maneira de cuidar dele é dando muito AMOR. Com paciência, tolerância e carinho, ele tem evoluído bastante. É inteligente e bastante criativo. Miguel é a nossa felicidade.
Eu tenho um filho com TEA e só agora tô descobrindo q a educação dele tem q ser diferente,eu não tinha informação nenhuma sobre como lidar com ele,sem acompanhamento pscicológico ele foi crescendo e piorando seu comportamento, só agora com ajuda da nova escola estou tendo uma orientaçao e ela falou sobre essa rotina que é muito importante pra ele, e aqui achei ideias ótimas que vou fazer pra ele. Muito obrigada.
ResponderExcluirÓtimas ideias, obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirOlá tenho um aluninho autista que ainda não faz leitura de imagens. Como trabalhar rotina neste caso?
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