quinta-feira, 5 de junho de 2014

ROTINA PARA AUTISTA


http://www.altenburg.com.br/blog/tag/aprendizado/
Acesso em 26/05/14

O que é o Autismo?

O Autismo é um transtorno do desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista), onde a criança apresenta alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento. Essas alterações aparecem antes dos 03 anos de idade, mas em alguns casos são perceptíveis já nos primeiros meses de vida.

Os autistas são crianças que modificam seu comportamento quando algo é mudado em sua rotina, por isso necessitam ter segurança na sua vida diária. Para auxiliá-lo nessa necessidade, podemos proporcionar a antecipação dos eventos no seu dia a dia, planejando uma rotina que deve ser clara e definida para proporcionar-lhe  previsibilidade,intimidade, autonomia e tranquilidade, minimizando a ansiedade da criança nos contextos  em que está inserida. De acordo com Belisário Filho (2010) “Quanto mais cedo a criança com TGD puder antecipar o que acontece diariamente na escola, mais familiar e possível de ser reconhecida se tornará para ela a vivência escolar...”

Por serem  aprendizes visuais a programação visual do seu cotidiano pode ser de grande utilidade para as crianças autistas, principalmente para as mais jovens,para aqueles que tem a fala comprometida ou ausência da fala,pois a rotina permite  estabelecer a associação entre a atividade e o símbolo facilitando tanto a comunicação quanto à compreensão.


 O que é Rotina?

A Rotina é um instrumento que demanda uma sequência de ações ou atividades cuja  a função é  antecipar os acontecimentos do dia a dia de maneira organizada possibilitando autonomia e segurança para a criança autista. Deve ser elaborada de acordo com as suas  necessidades /e ou interesses.

No espaço escolar, um quadro com a rotina é essencial para o  trabalho com alunos autistas. Ela vai nortear todas as ações dentro da escola, contribuindo para antecipar as atividades diárias, ampliando a comunicação e estimulando a interação do aluno com seus pares, visto que os benefícios serão  compartilhados com todos, especialmente por alunos com idade da educação infantil e das primeiras séries do ensino fundamental. Podemos utilizar um quadro de rotina para  os  espaços do contexto escolar onde as atividades forem realizadas: sala comum, no Atendimento Educacional Especializado- AEE, biblioteca, sala de informática e outros.

Sem a Rotina, a adaptação do autista é difícil e demorada. As imagens  devem  ser feitas do ambiente em que o autista transita e das pessoas com quem ele convive,  evitando que o mesmo se desestabilize quando ocorrerem  mudanças na sua rotina. 
Isso os deixa menos  ansiosos,  mais participativos, os impulsiona a comentarem entre si as regras e o momento certo de fazer as tarefas, e o professor acaba por trabalhar regras e limites, promovendo a participação de todas as crianças.
Para o autista, a Rotina garante saber o que vem depois, estimula aprender a esperar, aumentando a atenção e concentração, promovendo a organização do seu cotidiano.

Exemplo: Entrada- Oração- Atividade - Higiene - Lanche - Recreio - Jogos - Saída.
 

 Rotina Diária






Para a confecção da Rotina, podem ser usados  cartões com figuras plastificados indicando as atividades fixados no mesmo local todos os dias. O aluno também pode ter uma cópia na sua carteira.  A Rotina  pode ser levado para casa  para que os pais saibam o que aconteceu na escola, estimulando também a conversa  com o filho sobre os acontecimentos na escola.

O quadro de rotina também pode ser confeccionado em formato de relógio onde a  organização obedeça a  sequência das atividades  de forma que o aluno associe  a realização das atividades à ideia de tempo. O recurso pode ser confeccionado com papel cartão colorido e com as imagens que representem os eventos do dia.


Quadro de Rotina



http://www.blogger.com/profile/03986638397615942956
Acesso em 25/05/14


Desenhando a Rotina

As Rotinas podem ser elaboradas também com desenhos da criança fazendo as atividades ou figuras que representem as mesmas, pois estamos visualmente falando. 




Chegando à escola



Interagindo com seus pares




Compartilhando atividades




Hora da Higiene


Organizando a sala                              
          
 Acesso 22/05/14


Fotografando a Rotina

Também pode ser feita uma Rotina com fotos onde tenha a demonstração das atividades na ordem que serão realizadas até o término do período escolar.



                                                                                                            http://www.trilhadacrianca.com.br/Default2.aspx?conteudo=4
Acesso em 25/05/14



REFERÊNCIA

BELISIÁRIO FILHO, J. F.; CUNHA, P. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 9: Transtornos Globais do Desenvolvimento.

FONTE:
http://babaluespecial.blogspot.com.br/2013/01/rotina-com-cartoes-para-autista.html.
Acesso 22/05/14
        

11 comentários:

  1. Rotina... Algo tão simples, mas para as crianças com autismo, é algo de muita importância para sua autonomia diária.
    Nos exemplos que você selecionou, a partir de recursos e estratégias em baixa tecnologia, podemos perceber que é fácil e viável a confecção desses materiais. Sem mencionar os benefícios da utilização destes para esses indivíduos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Buscamos recursos que podem ser produzidos com o mínimo de custo, mas que proporcionam grandes avanços aos alunos com TEA!

      Excluir
  2. Olá Telma! sua atividade está muito bem elaborada, uma vez que você dar várias dicas para que o professor possa desenvolver um excelente trabalho com aluno que tem autismo, esses quadros de rotinas ajudam e muito os alunos, todavia é fácil produzir esses materiais, com isso cada docente pode confeccionar.

    ResponderExcluir
  3. Muito didática sua atividade no Blog, achei de grande valia esta atividade para alunos Autistas que tem sua rotina trabalhada. Isso auxilia no dia a dia dessas crianças!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Telma, você destacou muito bem e com riqueza de detalhes a importância da rotina na vida de uma criança com autismo para sua organização mental. A rotina é importante para a vida social e escolar de qualquer pessoa, mas para as pessoas com autismo ela é, na maioria das vezes, extremamente necessária.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas informações +Telma Andrade de Vasconcelos. Eu tenho um neto que ele tem Espectro Autista, mas, a vida dele é normal, exceto quando tentamos tirá-lo de sua rotina, ou seja, mudando as atividades de vida diária, isso faz com ele se torne agitado, nervoso e passe a gritar muito.
    Descobrimos que a melhor maneira de cuidar dele é dando muito AMOR. Com paciência, tolerância e carinho, ele tem evoluído bastante. É inteligente e bastante criativo. Miguel é a nossa felicidade.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um filho com TEA e só agora tô descobrindo q a educação dele tem q ser diferente,eu não tinha informação nenhuma sobre como lidar com ele,sem acompanhamento pscicológico ele foi crescendo e piorando seu comportamento, só agora com ajuda da nova escola estou tendo uma orientaçao e ela falou sobre essa rotina que é muito importante pra ele, e aqui achei ideias ótimas que vou fazer pra ele. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Ótimas ideias, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tenho um aluninho autista que ainda não faz leitura de imagens. Como trabalhar rotina neste caso?

      Excluir