terça-feira, 21 de maio de 2013

Os desafios no processo ensino aprendizagem à distância.

Ser aluno de um curso à distância tem sido o maior dos desafios da minha história de vida acadêmica, principalmente pela falta de habilidade com as novas tecnologias e suas ferramentas. Plataforma, link, online, ambiente e outros, são expressões novas para mim e com as quais tenho lidado diariamente nas últimas três semanas, em busca de novos conhecimentos e aprendizados.

No início, o processo de busca do conhecimento na plataforma do TelEduc foi angustiante, desafiador e até, posso dizer desencorajador, pelas dificuldades nas quais esbarrei, como a falta de conexão da internet quase que diariamente. Contudo, naquela altura ainda era latente a vontade de conhecer “o novo”, que certamente, iria redimensionar a minha prática pedagógica
Esse sentimento aliado às orientações da incansável tutora, mais os ensinamentos de alguns colegas cursistas, juntamente com a pesquisa no ambiente do curso diariamente, me levaram a transpor as barreiras que se apresentavam até o momento. Cabe aqui a fala do professor Manuel Moran extraída do texto: O que é um bom texto de educação a distância? ”...A aprendizagem não se faz só na sala de aula, mas nos inúmeros espaços de encontro, de pesquisa e produção que as grandes instituições propiciam aos seus professores e alunos...”

Uso o espaço para destacar de modo particular, a importância do primeiro encontro presencial entre os alunos cursistas e a tutora, pois as orientações dadas proporcionaram novos aprendizados e nos deram autoconfiança, sendo assim um suporte de grande relevância no processo ensino aprendizagem para o aluno do curso a distância.

Para a minimização das dificuldades de um aluno a distância, sugeriria que o mesmo adquirisse conhecimento básico de informática, acesso prévio ao ambiente do curso e as suas ferramentas, além de certa ” intimidade” com as novas tecnologias.

3 comentários:

  1. Fico muito feliz em ver seus avanços frente as tecnologias. No início do curso vi um pouco de sua aflição.
    Continue firme e galgando novas conquistas, espaços e conhecimentos.
    PARABÉNS, Telma

    ResponderExcluir
  2. Cara colega, se você sentiu todas essas dificuldade, imagina eu, sentir o dobro do que você. Ser uma aluna a distancia e realmente angustiante, primeiro por causa da internet, segundo por não ter o habito do uso dos recursos tecnológicos. Mas ninguém nasce sabendo,juntos vamos aprender e desenvolver com certeza um bom trabalho. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Lucélia, estou maenos anciosa e mais auto-confiante. Obrigada.

    Janete,estamos na luta! Abraços.

    ResponderExcluir