quarta-feira, 16 de outubro de 2013

TANGRAM




TANGRAM                            

O TANGRAM é um quebra-cabeça chinês, conhecido como Chi Chiao Tu, ou as Sete Peças Inteligentes, e composto por 7 peças:  2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado pequeno e 1 paralelogramo.
Como confeccionar o Tangram:
Pode ser feito com os alunos, com o uso de cartolina e papel cartão coloridos (colando uma base de papel grosso que  pode ser de caixa de sapato, por exemplo, assim as peças ficam mais resistentes), emborrachado e outros; necessita-se também, do  auxílio de uma régua, lápis, borracha, tesoura e cola. Também, é comercializado em madeira pintada.
Desenhe um quadrado que pode ter 20 cm x 20 cm ou do tamanho que for o ideal para os seus alunos.  Siga as instruções das figuras 1 e 4.         
                    
O Tangram estimula o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, do raciocínio lógico, a percepção, facilita o desenvolvimento da atenção e da concentração na aprendizagem, a memória (levando o pensamento a criar estratégias cognitivas para facilitar o processamento da memória, aumentando a capacidade de refletir), o raciocínio espacial, a análise e síntese e as habilidades matemáticas.
Potencializa o trabalho cooperativo entre os estudantes, fortalecendo as relações sociais; desenvolve competências na resolução de problemas, através da comparação; da visualização do todo, mentalmente; possibilita a verificação de hipóteses. Pode ser trabalhado individualmente

Sugestões de Atividades
Com as 7  peças o professor pode solicitar ao seu aluno para construir formas geométricas, criar várias figuras livremente, montando imagens que podem ser da sua vivência cotidiana, sem sobrepô-las.
 Para trabalhar conteúdo de reconhecimento de atributos geométricos em figuras planas e a localização e posição de figuras. Pode ser trabalhado individualmente e em grupos de alunos.
O professor também pode utilizar o Tangram colorido (não necessariamente com as sete peças) para propor aos seus alunos uma atividade para a aprendizagem das cores, de contagem, sequências, empilhamento por tamanho e formas, semelhanças e diferenças; montagem de figuras para explorar pequenas histórias, estimulando a interpretação oral.             


Atividade: Jogo de Competição com o Tangram
O professor deverá dividir a turma em dois grupos A e B, e explicar que eles farão um jogo, usando o Tangram, para isso uma equipe será a emissora e a outra a receptora. Solicite a ajuda dos alunos para distribuir um Tangram para cada grupo que deverá estar sentado na mesma posição, sem que uma veja os procedimentos da outra. A equipe A deverá construir a figura que quiser, e quando terminar, ditará para a equipe B o que fez para que seus membros possam construir a mesma figura. Enquanto a equipe B cria a figura, a equipe A deverá aguardar. Ao término dessa etapa, o professor deverá pedir para que os alunos comparem suas figuras.  Frente aos resultados, possivelmente as figuras apresentem-se de forma bem diferente, considerando que os alunos da equipe A podem não ter conseguido ditar com precisão, não ter observado os detalhes espaciais como a posição da figura, sua localização e não ter usado o vocabulário geométrico adequado. Nessa fase o professor deverá estimular uma discussão para que as equipes analisem as figuras e questioná-los sobre o motivo de terem ficado diferentes. Também, poderá perguntar que informações a equipe A deu para a equipe B, que não foram necessárias. Ao final, o jogo poderá ser invertido e realizado novamente. Dessa vez a discussão poderá ser em torno das mudanças ocorridas entre as duas partidas.
Essa atividade poderá ser desenvolvida na sala de aula e no âmbito do AEE, basta o professor adequar as regras e as estratégias. Em qualquer dos dois ambientes, é de suma importância aplicá-la aos alunos com DI, pois como observamos na prática, os avanços cognitivos são significantes. Também tem grande relevância a participação e a contribuição desse aluno para o grupo na competição, mas é necessário que o professor o oriente, dizendo com antecedência o que ele deve ditar para que se expresse da melhor forma.


FONTE:
http:// creativeideias.blogspot.com psico09.blogspot.com/2012/10/trabalhando-com-o-tangram.html. Data de acesso: 16/10/2013.

http://construindonasalamultiespecial.blogspot.com.br/2012/08/20-de-agosto-aee-joao-carlos.html. Data de acesso: 16/10/2013.

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jogo-tangram.htm. Data de acesso: 16/10/2013.

http://www.centrovirtualgoeldi.com/paginas.aspx?Menu=areaedu_atividades&opcao=Tangram. Data de acesso: 16/10/2013.

https://ptbr.facebook.com/permalink.php?story_fbid=613431668679188&id=453404798015210. Data de acesso: 16/10/2013.

4 comentários:

  1. Telma
    Nas simples coisas revela-se tesouro preciosos. O tangram, quebra cabeça de fácil aquisição sendo fonte valiosa na estimulação de um aluno com Deficiência Intelectual.
    Esta tecnologia de baixo custo possibilita inúmeras intervenções de estimulação a partir das cores até a produção de textos a partir da composição da figura do aluno.

    Parabéns por sua escolha, foi maravilhosa!!

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  2. Esse tipo de atividade, oportuniza um período de desenvolvimento da atenção. raciocínio lógico propiciando aos alunos momentos de interação e aprendizado.

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  3. Olá Telma,
    Aprender brincando; essa é a proposta do Tangram, um excelente jogo educativo que possibilita várias aplicações para trabalhar com alunos com Deficiência Intelectual, ativando diversos mecanismos de aprendizagem.

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  4. Esse tipo de atividade traz ao aluno um melhor aprendizado sobre as formas geométricas, além de possibilitar a atenção, raciocinio lógico e interação, pois percebemos que o avanço dos alunos são bem mais rápidos com a prática por isso o lúdico nos ajuda tanto na matemática quanto no português. Em suma foi uma boa escolha seu jogo.

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