TANGRAM
O TANGRAM é um quebra-cabeça chinês, conhecido
como Chi Chiao Tu, ou as Sete Peças Inteligentes, e composto por 7 peças: 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2
triângulos pequenos, 1 quadrado pequeno e 1 paralelogramo.
Como confeccionar o Tangram:
Pode ser feito com os alunos, com o
uso de cartolina e papel cartão coloridos (colando uma base de papel grosso
que pode ser de caixa de sapato, por
exemplo, assim as peças ficam mais resistentes), emborrachado e outros;
necessita-se também, do auxílio de uma
régua, lápis, borracha, tesoura e cola. Também, é comercializado em madeira
pintada.
Desenhe um quadrado que pode ter 20 cm
x 20 cm ou do tamanho que for o ideal para os seus alunos. Siga as instruções das figuras 1 e 4.
O Tangram estimula
o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, do raciocínio lógico, a
percepção, facilita o desenvolvimento da atenção e da concentração na
aprendizagem, a memória (levando o pensamento a criar estratégias cognitivas
para facilitar o processamento da memória, aumentando a capacidade de
refletir), o raciocínio espacial, a análise e síntese e as habilidades
matemáticas.
Potencializa o
trabalho cooperativo entre os estudantes, fortalecendo as relações sociais;
desenvolve competências na resolução de problemas, através da comparação; da visualização
do todo, mentalmente; possibilita a verificação de hipóteses. Pode ser
trabalhado individualmente
Sugestões de
Atividades
Com as 7 peças o professor pode solicitar ao seu aluno
para construir formas geométricas, criar várias figuras livremente, montando
imagens que podem ser da sua vivência cotidiana, sem sobrepô-las.
Para trabalhar conteúdo de reconhecimento de
atributos geométricos em figuras planas e a localização e posição de figuras.
Pode ser trabalhado individualmente e em grupos de alunos.
O professor também pode utilizar o Tangram
colorido (não necessariamente com as sete peças) para propor aos seus alunos
uma atividade para a aprendizagem das cores, de contagem, sequências,
empilhamento por tamanho e formas, semelhanças e diferenças; montagem de
figuras para explorar pequenas histórias, estimulando a interpretação oral.
Atividade: Jogo de Competição com o Tangram
O professor deverá dividir a turma em
dois grupos A e B, e explicar que eles farão um jogo, usando o Tangram, para
isso uma equipe será a emissora e a outra a receptora. Solicite a ajuda dos
alunos para distribuir um Tangram para cada grupo que deverá estar sentado na
mesma posição, sem que uma veja os procedimentos da outra. A equipe A deverá
construir a figura que quiser, e quando terminar, ditará para a equipe B o que
fez para que seus membros possam construir a mesma figura. Enquanto a equipe B
cria a figura, a equipe A deverá aguardar. Ao término dessa etapa, o professor
deverá pedir para que os alunos comparem suas figuras. Frente aos resultados, possivelmente as
figuras apresentem-se de forma bem diferente, considerando que os alunos da
equipe A podem não ter conseguido ditar com precisão, não ter observado os
detalhes espaciais como a posição da figura, sua localização e não ter usado o
vocabulário geométrico adequado. Nessa fase o professor deverá estimular uma
discussão para que as equipes analisem as figuras e questioná-los sobre o
motivo de terem ficado diferentes. Também, poderá perguntar que informações a
equipe A deu para a equipe B, que não foram necessárias. Ao final, o jogo
poderá ser invertido e realizado novamente. Dessa vez a discussão poderá ser em
torno das mudanças ocorridas entre as duas partidas.
Essa atividade poderá ser desenvolvida
na sala de aula e no âmbito do AEE, basta o professor adequar as regras e as
estratégias. Em qualquer dos dois ambientes, é de suma importância aplicá-la
aos alunos com DI, pois como observamos na prática, os avanços cognitivos são
significantes. Também tem grande relevância a participação e a contribuição
desse aluno para o grupo na competição, mas é necessário que o professor o
oriente, dizendo com antecedência o que ele deve ditar para que se expresse da
melhor forma.
FONTE:
http://
creativeideias.blogspot.com
psico09.blogspot.com/2012/10/trabalhando-com-o-tangram.html. Data de acesso:
16/10/2013.
http://construindonasalamultiespecial.blogspot.com.br/2012/08/20-de-agosto-aee-joao-carlos.html.
Data de acesso: 16/10/2013.
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jogo-tangram.htm.
Data de acesso: 16/10/2013.
http://www.centrovirtualgoeldi.com/paginas.aspx?Menu=areaedu_atividades&opcao=Tangram.
Data de acesso: 16/10/2013.
https://ptbr.facebook.com/permalink.php?story_fbid=613431668679188&id=453404798015210.
Data de acesso: 16/10/2013.
Telma
ResponderExcluirNas simples coisas revela-se tesouro preciosos. O tangram, quebra cabeça de fácil aquisição sendo fonte valiosa na estimulação de um aluno com Deficiência Intelectual.
Esta tecnologia de baixo custo possibilita inúmeras intervenções de estimulação a partir das cores até a produção de textos a partir da composição da figura do aluno.
Parabéns por sua escolha, foi maravilhosa!!
Esse tipo de atividade, oportuniza um período de desenvolvimento da atenção. raciocínio lógico propiciando aos alunos momentos de interação e aprendizado.
ResponderExcluirOlá Telma,
ResponderExcluirAprender brincando; essa é a proposta do Tangram, um excelente jogo educativo que possibilita várias aplicações para trabalhar com alunos com Deficiência Intelectual, ativando diversos mecanismos de aprendizagem.
Esse tipo de atividade traz ao aluno um melhor aprendizado sobre as formas geométricas, além de possibilitar a atenção, raciocinio lógico e interação, pois percebemos que o avanço dos alunos são bem mais rápidos com a prática por isso o lúdico nos ajuda tanto na matemática quanto no português. Em suma foi uma boa escolha seu jogo.
ResponderExcluir