terça-feira, 3 de setembro de 2013

A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO




A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO

 “A Tecnologia Assistiva é  uma área do conhecimento e de atuação que desenvolve serviços, recursos e estratégias que auxiliam na  resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiência física na realização de suas tarefas.” (SARTORETTO & BERSCH, 2010, p. 8 )
      
O PAPEL DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR
 A CAA pertence ao campo de conhecimento da TA e visa ampliar as habilidades de comunicação das pessoas que tem dificuldades na fala e/ ou na escrita funcional, possibilitando novas formas de interação com o ambiente a partir do aproveitamento do variado modo como elas  buscam  se expressar:  expressões faciais e corporais, sons, gestos.

Para potencializar a comunicação de uma pessoa com paralisia cerebral, por exemplo, que apresenta limitações na fala e comprometimento na sua motricidade, podemos utilizar os cartões de comunicação que é um recurso de TA utilizado pelo professor da sala comum para ampliar a capacidade funcional do aluno buscando efetivar a sua participação nas tarefas escolares da mesma  forma que os outro estudantes.



                                                       Simbologia da CAA no Espaço Escolar
                

 A imagem mostra um fichário com diversos cartões de símbolos gráficos organizados por categorias e cores:  Social-Rosa;  Pessoas- Amarelo;  Verbo- Verde;  Descritivo-Azul;  Substantivo-Laranja;  Miscelânea-Branco.

 PRODUÇÃO E ACESSIBILIDADE AOS CARTÕES DE COMUNICAÇÃO:


Para produzi-los são utilizados símbolos gráficos* que se transformam em recursos de grande utilidade no cotidiano escolar, para isso o vocabulário deve ter sido preparado com antecedência objetivando facilitar a acessibilidade do aluno ao conhecimento. Os cartões devem ser disponibilizados ao alcance do aluno e organizados em fichários (imagem), em porta-cartões ou fixados em argolas.

SUGESTÕES DE APLICABILIDADE:


Os cartões de comunicação podem ser utilizados no espaço escolar para a exploração dos conteúdos escolares, em oficinas  de culinária**, na construção de rotina com a turma**,  com alunos com baixa visão**, em expressões sociais para cumprimento.
Durante a exploração do conteúdo sobre substantivo, por exemplo, o professor com o auxílio da turma deve escolher o vocabulário e organizar os cartões para uso do aluno, podendo ainda incluir outros assuntos afins, promovendo dessa forma a participação de todos no processo de produção do conhecimento.

*Simbologia  Gráfica PCS - Sistema simbólico muito usado no Brasil. Em português é traduzida por  símbolos de comunicação pictórica; utiliza imagens coloridas de fácil identificação. (SARTORETTO & BERSCH, 2010)
** O Atendimento Educacional Especializado e Deficiência Física ( SEESP/SEED/MEC, 2007)

Por Telma Andrade de Vasconcelos

9 comentários:

  1. As tecnologias assistivas nos possibilita na confecção de materiais adaptados de forma que venha auxiliar os alunos com dificuldade em desenvolver atividades em sala de aula e até mesmo na vida social do aluno.

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia Assistiva vem dar um suporte aos alunos e professores, principalmente quando se observa a dificuldade do aluno e trabalha a mesma de forma que haja interação entre os colegas e professores, pois os cartões de comunicação ajuda o aluno com deficiência em indicar o que deseja, este pode ter dificuldade na fala então ajudará a comunicação e outros.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Telma!
    Este recurso do CAA é de extrema importância, principalmente, quando estamos falando de alunos que ainda possuem dificuldade para se comunicarem, sendo assim é essencial que tanto o professor do AEE quanto o professor do ensino regular utilizem sempre este recurso e, é claro, não podemos nos esquecer de orientar este uso no ambiente familiar também.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Telma! Seu blog está excelente! Sua pesquisa melhor ainda. Temos algumas plaquinhas que confeccionamos também lá na escola mas tive mais ideias quando li sua pesquisa, foi de grande valia. Quando passamos a utilizar essas placas com nossos alunos vimos a grande utilidade delas, tanto trabalhar com o aluno DF como o aluno PC. Vale a pena confeccionar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Que boa a sua sugestão, serve tb para trabalhar com crianças menores na educação infantil.
    até sengunda

    ResponderExcluir
  6. Ótima postagem e sugestão! São esses recursos que possibilitam a interação de nossos alunos no ambiente escolar, familiar, enfim, no ambiente social. Gostei!Bom final de semana. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Telma!

    Sua postagem esta excelente.
    A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um recurso de muita utilidade.

    ResponderExcluir
  8. Muito bem colega, este é um ótimo recurso de baixo custo que o professor pode utilizar com os alunos que tenham deficiência,sendo uma das estratégias que podem auxiliar na resolução de dificuldades funcionais dos mesmos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá Telma,

    Os recursos de CAA englobam todos os recursos de comunicação de baixa e de alta tecnologia. Os cartões mostrados na ilustração acima são exemplos de recursos de baixa tecnologia. Já os vocalizadores (pranchas com produção de voz) ou o computador com softwares específicos são exemplos de recursos de alta tecnologia e garantem grande eficiência à função comunicativa.

    ResponderExcluir