A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO
“A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento e de atuação que
desenvolve serviços, recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das
pessoas com deficiência física na realização de suas tarefas.” (SARTORETTO
& BERSCH, 2010, p. 8 )
O PAPEL DA COMUNICAÇÃO
AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR
A CAA pertence
ao campo de conhecimento da TA e visa ampliar as habilidades de comunicação das
pessoas que tem dificuldades na fala e/ ou na escrita funcional, possibilitando
novas formas de interação com o ambiente a partir do aproveitamento do variado modo
como elas buscam se expressar: expressões faciais e corporais, sons, gestos.
Para potencializar
a comunicação de uma pessoa com paralisia cerebral, por exemplo, que apresenta
limitações na fala e comprometimento na sua motricidade, podemos utilizar os
cartões de comunicação que é um recurso de TA utilizado pelo professor da sala
comum para ampliar a capacidade funcional do aluno buscando efetivar a sua
participação nas tarefas escolares da mesma forma que os outro estudantes.
Simbologia da CAA no Espaço Escolar
A imagem mostra um fichário com diversos
cartões de símbolos gráficos organizados por categorias e cores: Social-Rosa;
Pessoas- Amarelo; Verbo-
Verde; Descritivo-Azul; Substantivo-Laranja; Miscelânea-Branco.
PRODUÇÃO E ACESSIBILIDADE AOS CARTÕES
DE COMUNICAÇÃO:
Para
produzi-los são utilizados símbolos gráficos* que se transformam em recursos de
grande utilidade no cotidiano escolar, para isso o vocabulário deve ter sido preparado
com antecedência objetivando facilitar a acessibilidade do aluno ao conhecimento.
Os cartões devem ser disponibilizados ao alcance do aluno e organizados em
fichários (imagem), em porta-cartões ou fixados em argolas.
SUGESTÕES DE APLICABILIDADE:
Os cartões de
comunicação podem ser utilizados no espaço escolar para a exploração dos conteúdos
escolares, em oficinas de culinária**,
na construção de rotina com a turma**, com
alunos com baixa visão**, em expressões sociais para cumprimento.
Durante a
exploração do conteúdo sobre substantivo, por exemplo, o professor com o
auxílio da turma deve escolher o vocabulário e organizar os cartões para uso do
aluno, podendo ainda incluir outros assuntos afins, promovendo dessa forma a
participação de todos no processo de produção do conhecimento.
*Simbologia Gráfica PCS -
Sistema simbólico muito usado no Brasil. Em português é traduzida por símbolos de comunicação pictórica; utiliza
imagens coloridas de fácil identificação. (SARTORETTO & BERSCH, 2010)
** O Atendimento Educacional Especializado e Deficiência Física (
SEESP/SEED/MEC, 2007)
Por Telma Andrade de Vasconcelos
As tecnologias assistivas nos possibilita na confecção de materiais adaptados de forma que venha auxiliar os alunos com dificuldade em desenvolver atividades em sala de aula e até mesmo na vida social do aluno.
ResponderExcluirA tecnologia Assistiva vem dar um suporte aos alunos e professores, principalmente quando se observa a dificuldade do aluno e trabalha a mesma de forma que haja interação entre os colegas e professores, pois os cartões de comunicação ajuda o aluno com deficiência em indicar o que deseja, este pode ter dificuldade na fala então ajudará a comunicação e outros.
ResponderExcluirOi, Telma!
ResponderExcluirEste recurso do CAA é de extrema importância, principalmente, quando estamos falando de alunos que ainda possuem dificuldade para se comunicarem, sendo assim é essencial que tanto o professor do AEE quanto o professor do ensino regular utilizem sempre este recurso e, é claro, não podemos nos esquecer de orientar este uso no ambiente familiar também.
Parabéns Telma! Seu blog está excelente! Sua pesquisa melhor ainda. Temos algumas plaquinhas que confeccionamos também lá na escola mas tive mais ideias quando li sua pesquisa, foi de grande valia. Quando passamos a utilizar essas placas com nossos alunos vimos a grande utilidade delas, tanto trabalhar com o aluno DF como o aluno PC. Vale a pena confeccionar. Um abraço.
ResponderExcluirOi, Que boa a sua sugestão, serve tb para trabalhar com crianças menores na educação infantil.
ResponderExcluiraté sengunda
Ótima postagem e sugestão! São esses recursos que possibilitam a interação de nossos alunos no ambiente escolar, familiar, enfim, no ambiente social. Gostei!Bom final de semana. Abraços!
ResponderExcluirParabéns Telma!
ResponderExcluirSua postagem esta excelente.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um recurso de muita utilidade.
Muito bem colega, este é um ótimo recurso de baixo custo que o professor pode utilizar com os alunos que tenham deficiência,sendo uma das estratégias que podem auxiliar na resolução de dificuldades funcionais dos mesmos. Parabéns!
ResponderExcluirOlá Telma,
ResponderExcluirOs recursos de CAA englobam todos os recursos de comunicação de baixa e de alta tecnologia. Os cartões mostrados na ilustração acima são exemplos de recursos de baixa tecnologia. Já os vocalizadores (pranchas com produção de voz) ou o computador com softwares específicos são exemplos de recursos de alta tecnologia e garantem grande eficiência à função comunicativa.